terça-feira, 24 de março de 2020

3 Dicas para Cozinhar de Forma Saudável com Conservas


O surto de coronavírus em Portugal obrigou-nos a encher as nossas despensas para um mínimo de 14 dias. Subitamente, não é possível ir ao supermercado buscar “aquele ingrediente que faltava”. Aliás, nem sequer há garantia de que consigamos encontrar exactamente aquilo que procuramos, já que muitos produtos estão a entrar em ruptura de stock. De repente, prescindimos dos frescos e apostamos nas conservas e em alimentos com uma validade longa. Conservas de peixe, feijões em lata, fruta em calda, pickles e legumes congelados são vários aliados para comer bem e cozinhar de forma saudável durante esta quarentena. 


1. Lembre-se da roda dos alimentos

Podemos estar de quarentena, mas isso não é uma desculpa para comer apenas “massa com massa” ou guloseimas. É importante ter em mente que todas as refeições devem ter uma dose de proteína (animal ou vegetal), legumes, uma fonte de hidratos de carbono (massa, arroz, batata ou leguminosas), alguma gordura vegetal (azeite, por exemplo) e incluir 1 peça de fruta. Talvez neste momento não possa fazer as suas receitas mais gourmet, mas o importante é focar-se em refeições nutricionalmente equilibradas. Se não tem a certeza de quantas calorias deve ingerir, marque uma consulta com um nutricionista, que é o melhor profissional para o ajudar nestes casos.

2. Tem o congelador cheio? Procure vegetais em frasco

Por esta altura, muitos Portugueses terão o congelador cheio com fontes de proteína animal (peixe ou carne) e algumas refeições rápidas (quem é que não comprou pelo menos uma pizza?). Portanto, talvez não sobre muito espaço para vegetais congelados. Se é o seu caso, lembre-se que há vários vegetais que pode encontrar em frasco com muita validade: cenouras raladas ou em lata (geralmente misturadas com ervilhas e milho), beterraba cozida ou em pickles, pimentos assados, tomate desidratado, pepinos e cebolas em conserva. Embora não se conservem durante tanto tempo, também pode comprar beringelas e pimentos para fazer a sua própria conserva.

3. Faça mais refeições vegetarianas

As refeições vegetarianas são outra alternativa à “massa com ketchup” ou outras receitas com um conteúdo nutricional duvidoso. O feijão, por exemplo, é uma excelente fonte de proteína vegetal – além de ser bastante saciante e versátil. Pode fazer feijoadas de legumes, hambúrgueres e almôndegas de de grão e até pratos tradicionais à base de ervilhas ou favas. A vantagem é que o feijão, tanto em lata como em seco, tem um grande prazo de validade e não ocupa espaço no frigorífico. O mesmo pode ser dito do tofu, que não precisa de ser refrigerado e substitui a proteína animal em muitas receitas.

Sem comentários:

Enviar um comentário