domingo, 18 de outubro de 2020

A importância da Roda dos Alimentos?

A Roda dos Alimentos já não é exactamente igual ao que aprendemos na primária. Em vez dos 5 grupos tradicionais, agora há 7 grupos alimentares, todos igualmente importantes na alimentação – mas em diferentes quantidades. A água está no centro da roda, o que também é novo.

Sem surpresas, os vegetais (3 a 5 porções) e as frutas (3 a 5 porções) são o maior grupo alimentar. Logo a seguir vêm os cereais e os hidratos de carbono (4 a 11 porções), os lacticínios (2 a 3 porções), a proteína (carne, peixe, ovos, 1.5 a 4.5 porções), as leguminosas (1-2 porções) e os lípidos (1-3 porções).
Quais são os benefícios da Roda dos Alimentos?

  • garante que tem uma alimentação completa;
  • se comer alimentos de todos os grupos, tem uma dieta equilibrada;
  • cada grupo inclui muitos alimentos, o que promove uma alimentação variada e respeita a sazonalidade dos ingredientes.

O número de porções muda consoante o seu estilo de vida, hábitos e intolerâncias alimentares. Um nutricionista pode ajudar a adaptar a roda dos alimentos ao seu estilo de vida. 


A Roda dos Alimentos Vegetariana


Obviamente, quem faz uma alimentação vegetariana não vai seguir uma roda dos alimentos tradicional. O novo guia de alimentação do Canadá oferece algumas ideias e divide a alimentação vegetariana nos seguintes grupos:

  • Vegetais e fruta, que devem ocupar metade do prato;
  • Alimentos ricos em proteína, como as leguminosas, oleaginosas (frutos secos), tofu e alimentos à base de proteínas vegetais, ovos e iogurte (para os lacto-vegetarianos). Estes alimentos devem corresponder a ¼ da alimentação.
  • Cereais integrais, de absorção lenta e ricos em fibra, que devem ser outro ¼ da alimentação.

Se está a ter dificuldade em seguir uma alimentação vegetariana que cumpre todas as suas necessidades alimentares, consulte um nutricionista para conhecer mais alternativas saudáveis e vegetais.

Sem comentários:

Enviar um comentário